Gratidão, emoção e conexão! Essas são as palavras que resumem o Lançamento da Coletânea Conexões, resultado do Terceiro Concurso Internacional de Conto e Poesia Reinaldo Corona da Huning Editora, realizado na noite da última terça-feira, 13 de dezembro, na Biblioteca da Uceff Faculdades, no bairro Palmital em Chapecó-SC.

O evento reuniu a diretora da Huning Editora, Eliane Huning Corona, membros da Comissão Avaliadora composta por equipe da UCEFF , escritores premiados e homenageados, familiares e integrantes dos projetos e programas parceiros da edição 2021 do Concurso.

A programação iniciou com a leitura do Prefácio da Obra pela Professora e Coordenadora Núcleo de Direitos Humanos da UCEFF, Juliana Eliza Benetti e, na sequência, a professora  Silviane Lawall Soares fez a apresentação do Projeto Maria Leite, um Projeto Social localizado no Distrito de Marechal Bormann, que tem por finalidade  tirar as crianças e os adolescentes da ociosidade por meio do futebol, proporcionando  a eles a oportunidade de fazerem o que tanto gostam, que é jogar futebol. 

Cada participante do Projeto Maria Leite foi convidado a fazer um desenho que representasse o tema Conexão, e dos enviados, foram selecionados cinco, que formaram a capa do livro Conexões, bem como as aberturas internas de cada capítulo, separando os gêneros textuais. Os autores dos desenhos também estiveram presentes no evento, e destacaram a importância do desenho também como forma de conexão, e relataram os processos de produção.

A diretora da Huning, Eliane Huning Corona, destacou a importância do Concurso Reinaldo Corona como estímulo da escrita e da leitura, bem como da expressão de sentimentos através de contos e poesias. “Foram mais de 200 participações, de norte a Sul do Brasil, e também de outros países, dos quais foram selecionados 32 textos para compor a Coletânea Conexões. Além disso, outros 30 poemas ilustrados foram elaborados pelos estudantes da Rede Municipal e Estadual de Ensino de São Carlos-SC, parceira desta edição do concurso”, ressalta Eliane.

A participação dos escritores se deu por meio de vídeos gravados, onde expressaram como foi se conectar a Huning Editora e ao grandioso projeto do Concurso Internacional de Conto e Poesias Reinaldo Corona, mostrando o poder das palavras na construção de relações e na transformação do mundo.