A escritora chapecoense Eliane Huning Corona, diretora da Huning, recebeu recentemente exemplares da obra “Mumúrios da lagoa”, coletânea produzida pela Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana, na qual seu Projeto “Pecados Capitais” foi publicado. O convite partiu do presidente Jefferson Dieckman com a ideia de expor texto e imagem do projeto,  pela relevância do tema.

 “Todos os projetos nascem de nossas necessidades.  Sentar diante do espelho e ver refletir sentimentos que não reconhecia de muito tempo, me fez voltar às origens e bases da educação familiar.  Senti a necessidade de rever minha vida e conceitos  e por isso, comecei a estudar, ler e assistir documentários, que me faziam analisar a mim e as pessoas à minha volta’, revela Eliane.

A escritora ainda afirma que, por dois anos, estudou e vivenciou cada pecado de forma consciente, em uma média de cinco meses cada, analisando as dificuldades, as mazelas da alma humana e as barreiras colocadas pelas próprias pessoas.  “Quero acreditar que meu texto e primários desenhos sejam de alguma forma úteis a quem vê e lê.  E ter este trabalho reconhecido por escritores e amigos faz perceber que não estamos solitários na busca de seres humanos ditos humanos. Não estamos em universos separados. Todos temos a necessidade do aprimoramento . E a intensidade de nossas ações podem impactar ou até influenciar outros. A importância das boas ações desde que verdadeiras permitem este reconhecimento e se transforma em incentivo”, finaliza.

Pecados Capitais

Na teologia cristão os sete pecados capitais são de grande importância. Mas a lista não aprece na bíblia sagrada.  Eles surgiram pela primeira vez nos mosteiros do Egito. Mais de 300 anos depois do novo testamento ter sido escrito Os sete pecados capitais, de acordo com Eliane, existem em cada pessoa. São eles Luxúria, Inveja , Gula, Ira, Preguiça, Avareza, Soberba.

De acordo com a teologia cristão pegar é pensar. E o resultado do pecado é a morte. Cada pecado tem uma história secreta revelando como ele se tornará pecado. “O sete pecados capitais  tiveram forte impacto na sociedade, história e na nossa alma”, afirma a escritora, que desenvolveu além de poemas, telas representando cada um deles.