As obras Conexões e Letras e Imagem em Simbiose são resultado da Terceira Edição do Concurso Internacional de Conto e Poesia Reinaldo Corona, neste ano em parceria com as Redes Municipal e Estadual de Ensino de São Carlos-SC

O isolamento social, em decorrência da Pandemia da Covid-19, trouxe à tona a importância do convívio social e das conexões estabelecidas nas suas mais diversas formas e meios. Foi a partir dessa realidade e de reflexões como o que faz com que as relações tenham sentido, de qual a importância da amizade para o ser humano, o valor das relações humanas e ascendentes, bem como na importância de levar a vida com leveza sem esquecer das responsabilidades, que a escritora e diretora da Huning Editora, Eliane Huning Corona, inspirada pelas Coletâneas Emoções e Reflexões, propôs no ano de 2021 essa temática para  o 3º Concurso Literário Internacional de Conto e Poesia Reinaldo Corona.

“Sabe-se que o mundo atual exige cada vez mais do ser humano ligações e conexões, sejam elas para estabelecer relações de trabalho, pessoais, familiares, sentimentais, de fé ou de crenças. Contudo, a automatização destas conexões faz com que a humanidade esqueça o sentido e a importância de estar conectado, o que foi retomado pela Pandemia da Covid-19, que exigiu isolamento social.”, afirma a escritora.

Das mais de 200 participações de escritores nacionais e internacionais, a exemplo de Portugal e Moçambique, foram selecionados 41 textos, entre poesias e contos, compondo a Coletânea Conexões. Além disso, o município de São Carlos – SC, por meio das Redes Municipal e Estadual de Ensino e do Programa Todos pela Leitura, parceiros desta edição, movimentou suas escolas com a participação de 179 estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, dos quais 30 poemas, com suas respectivas ilustrações, foram selecionados para compor a Coletânea.

O empenho da comunidade escolar e dos estudantes foi tão grande que a Administração Municipal também elaborou, pela Huning Editora, uma segunda Coletânea, intitulada Letras e Imagem em Simbiose, onde constam todos os poemas e ilustrações produzidos pelos estudantes. 

“Esse envolvimento representa uma oportunidade enorme de expressão, pois  quando você para pensar num tema acaba estudando sobre ele, acaba impactando no seu jeito de ver a vida, na forma de relacionar-se com o outro, no ego e na construção do ser. Me emociona a motivação e a modificação na vida das crianças que participaram do concurso, e ver em seus rostos, o quanto estão felizes por fazerem algo que irá inspirar a reflexão de outras pessoas”, reforça Eliane. 

N última terça-feira, 07 de dezembro, as coletâneas foram lançadas no Hall da Entrada da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, por iniciativa do Deputado Estadual Fabiano da Luz. O evento, transmitido pelas redes sociais da Huning Editora, contou ainda com a participação das organizadoras dos livros, Eliane Huning e Maria Celia Frölich, do Prefeito de São Carlos Rudi Miguel Sander, de membros das secretarias municipais, de alguns escritores contemplados e dos 30 estudantes da Rede Municipal de Ensino, cujos textos foram selecionados em ambas Coletâneas.

No dia 13 de dezembro, segunda-feira, o lançamento acontece em Chapecó, na Uceff Faculdades, com transmissão ao vivo pelo Youtube da instituição, bem como nas redes sociais da editora. 

Sobre o concurso Reinaldo Corona

A ideia inicial do Concurso Reinaldo Corona surgiu em 2019 devido a necessidade de fazer a sua conexão entre passado e futuro, deixando um legado de agradecimento a seu marido Reinaldo João Corona, falecido no ano de 2008.  A trilogia iniciou pelo tema Emoções, depois Reflexões e por fim Conexões, apresentando um grande potencial de organização de sentimentos e expressão dos mesmos por meio de palavras e versos. A partir de então se percebeu o interesse de outros municípios em participarem do projeto, a exemplo de São Carlos, parceiro desta edição do concurso, por meio das Redes Municipal e Estadual de Ensino e do Programa Todos Pela Leitura.

 A seleção dos textos desta edição foi realizada por uma comissão avaliadora da UCEFF Faculdades, que também foi parceira na edição de 2020, demonstrando a aproximação da instituição de ensino com a comunidade, mostrando interesse com aquilo que está acontecendo ao seu redor. 

A professora Juliana Eliza Benetti, membro da Comissão Avaliadora, afirma que gratificação é a palavra que resume a participação da UCEFF no concurso, pois além dos textos abordarem temas relevantes para a sociedade, o concurso ainda uniu-se a causa social do Projeto Maria Leite, que reúne crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos da comunidade de Marechal Bormann, em Chapecó-SC, visando proporcionar a eles qualidade de vida e novas oportunidades. Os integrantes do projeto fizeram, juntamente com a universidade, um concurso interno de desenho, ligado à temática Conexões, que classificou a capa, contracapa e a separação interna dos capítulos da obra.