Concurso Literário busca artigos que narram a história da região para composição de Coletânea

O Estado de Santa Catarina é  reconhecido pela diversidade de matrizes econômicas e destino turístico de muitas pessoas pela exuberante beleza natural, e diversificada, que possui. Dados do IBGE (2017) apontam que o estado ocupa, há pelo menos 20 anos, as três primeiras posições no Índice de  Desenvolvimento Humano do país,, sendo a 4ª colocada em 1991 quando o índice começou a ser medido pelo IBGE, disputando com o estado de São Paulo e o Distrito Federal o índice de melhor estado para se viver.

Além disso, é  reconhecido por ter um dos melhores índices de desenvolvimento econômico, social e de saúde do país, com o IDH de 0,808, acima da média nacional, sendo a pontuação de IDH entre 0,800 e 1,000 considerada muito alta, onde apenas 66 países no mundo figuram nesta posição, comparável a países como Chile, Croácia, Romênia, e Uruguai.

Foi o espírito empreendedor e de liberdade dos primeiros habitantes de nosso estado, os desbravadores, que nos permitiram chegar a esses resultados. Grandes homens e mulheres que superaram medos, limites e se desafiaram, travando até mesmo grandes batalhas a exemplo da Guerra do Contestado, ocorrida entre 1912 e 1916.

Uma rica e valorosa história, a nossa história, que na maioria das vezes permanece apenas na memória a na oralidade, deixando seus personagens conhecidos apenas em rodas de conversa. A Huning Editora, com sede em Chapecó-SC, sabe a importância de registrar essas memórias como fonte de conhecimento e crescimento humano e por isso, em parceria com a Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana, o Instituto Histórico e Geográfico Oeste Catarinese – IHGO e a Prefeitura de Chapecó, lançou neste mês de novembro I Concurso Literário “Francisco Gialdi” Resgatando a História: do Oeste Catarinense ao Vale do Contestado.

A história da civilização ocidental é o registro de uma incessante luta pela liberdade. E não foi diferente com a história do Estado de Santa Catarina, a exemplo da Guerra do Contestado, ocorrida entre 1912 e 1916 e também da colonização do oeste e extremo oeste catarinense pelos primeiros desbravadores. Tais histórias, por vezes, são mantidas apenas na memória 

“Resgatar as histórias de sucesso de nossos antepassados que reverberam em nosso tempo presente de conforto e abundância incomparável ao que viveram tais desbravadores, é inspirar os mais jovens o caminho de uma evolução consciente e de superação humana, colocando o indivíduo como agente de mudanças, mudanças internas, onde o protagonismo de suas vidas cabe somente ao Ser e a sua independência de toda sorte de ideologias ou pensamentos que anulam sua individualidade, liberdade e protagonismo. Se a palavra tem a primazia de convencer, o exemplo tem a força de arrastar”, afirma Eliane Huning, diretora da Huning. 

O objetivo do Concurso “Francisco Gialdi” é estimular a produção de artigos de caráter histórico e científico, como forma de registrar e preservar a história e a memória dos municípios que abrangem o território do Oeste Catarinense até o Vale do Contestado, seus desbravadores, características e peculiaridades. Serão 15 artigos selecionados, que comporão uma coletânea, permitindo aos estudiosos desenvolverem  pesquisas e aprofundamentos teóricos  agrupados em um livro, que possa servir  de inspiração e fonte de informação. 

Como participar

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o mês de fevereiro de 202, por meio do site www.huningeditora.com.br. Para participar basta preencher os formulários anexados ao edital, presente nos Banners iniciais do site, e encaminhar os arquivos e o texto do artigo, em formato Word ou PDF, no endereço editorahuning@gmail.com

 Os textos serão avaliados por uma comissão indicada pelo Conselho Consultivo do Instituto Histórico e Geográfico Oeste Catarinense – IHGO, composta por membros da instituição e por um membro da Fundação Logosófica em prol da Superação Humana, e divulgadas no site da Huning e dos parceiros. 

A Prefeitura Municipal de Chapecó participa do Concurso com a elaboração da Capa, que será feita também em formato de concurso, ainda a ser divulgado.

Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.huningeditora.com.br

Sobre o homenageado Francisco Gialdi

O professor e historiador, Francisco Gialdi nasceu em 28 de julho de 1945, no município de Encantado-RS. Casou-se com Lêda Gialdi, e do relacionamento nasceram os quatro filhos: Fabiane, Éden Marcos, Fábio Leandro e Caroline.

Foi autor de livros importantes como ‘Maravilha: sua terra, sua gente, sua história’, e ‘Câmara Municipal de Maravilha, 50 anos de história’, além de criador da bandeira de Maravilha, dos brasões do município e da Câmara de Vereadores. Gialdi também era membro do Instituto Histórico e Geográfico Oeste Catarinense.

Faleceu no ano de 2018, no município de Maravilha onde residia, deixando um importante legado de vida e de contribuições para a preservação da memória e da história do Oeste Catarinense.